Branding é um termo técnico que não tem tradução em português. Como a palavra Marketing, que também é utilizada em seu idioma original.
Ok, mas o que significa??? Brand é a palavra em inglês para Marca. Branding é o trabalho que é feito para a criação de uma marca. Poderia quase ser traduzido como emoção de uma marca. É todo o conceito que é formado em torno de uma marca, para que o público tenha uma percepção positiva em relação a ela. Envolve a história que essa marca conta, os seus valores, os princípios que ela defende – e a forma como tudo isso é passado para o público.
O resultado do Branding não é o que uma marca diz que ela é, é o que o público atesta que ela é, como ele se identifica com ela e, consequentemente, deseja. É o público olhar para um símbolo e dizer “eu quero isso”, “eu escolho este”, “é mais caro, mas eu vou levar”. Entre diversas opções no mercado. O Branding transmite confiança e segurança. É você olhar para algo e sentir empatia. É ouvir um som, sentir um aroma e lembrar de uma marca. Pensa nos primeiros acordes do hino do Brasil. Mudou sua emoção, não é mesmo? Isso é Branding.