
Digamos que você fosse vender uma torradeira. Como você a apresentaria ao público em seu site, em suas redes sociais?
Assim?
“Torradeira econômica, tosta rápido, faz duas torradas simultâneamente, com timer e termostato, design moderno, várias cores, bivolt, ótimo preço!
Ou assim?
“O aroma do pão tostado me remete à infância. Por isso, desenvolvi uma torradeira que, além de ser ecofriendly, por necessitar de pouca energia elétrica, tem um design diferenciado para embelezar seu ambiente, e estar sempre perto para proporcionar, a você também, experiências sensoriais que criarão memórias felizes.”
Deu para perceber a diferença? Mostrar apenas as funcionalidades do seu produto ou serviço leva o cliente a comparar você com os outros fornecedores similares, aqueles que também se apresentam desta forma. Não queremos ser comparados, queremos ser únicos.
NÃO É SOBRE TER UM SITE. Não é sobre ter redes sociais. É sobre como você está se divulgando online. O que mais vejo são sites que, se você trocar o logotipo do cabeçalho, ele vira automaticamente o site de outra empresa. Porque não tem identidade, não tem alma, não tem diferenciação.
É sobre o que você está falando nas redes sociais e COMO você está falando, com quem você está se comunicando. “Mas eu contratei um Social Media!” E esse Social Media está seguindo sua identidade de marca, ou está fazendo igual para todo mundo? E a sua marca, ela TEM uma identidade?
“Eu sempre coloco o meu logotipo, sigo as cores da marca.” Mais uma confusão frequente. Identidade visual não é identidade de marca. Sair carimbando seu logotipo em tudo não te diferencia.
É com uma enorme frequência que pessoas vêm me perguntar por que os sites e redes sociais delas não “funcionam”. E a minha resposta é sempre parecida: porque você está fazendo exatamente o que todo mundo está fazendo. E a orientação principal é: mostrar somente as funcionalidades, as características do seu produto ou serviço não vai atrair o cliente que você quer. Porque gera comparação. E, na comparação, o fator decisório será o preço.
Você quer ser escolhido por ser o mais barato ou por ser único?
Marcia Fialho
Designer Estrategista de Marcas
Se precisar da minha ajuda, envie-me uma mensagem, vamos conversar.
Se quiser ler detalhes sobre minha consultoria, acesse esta página aqui no meu site.
#branding #diferenciacao #sejaoescolhido #ouseserdiferente #marketingdediferenciação #identidadedemarca #marcaforte #neuromarketing #neurobranding #marcapessoal #brandingpessoal