A diferença entre transação e relacionamento

como tratar o cliente

Transação é quando o foco é fechar a venda, e receber o pagamento do seu cliente. É trocar seu produto ou serviço por dinheiro, colocando o interesse do vendedor em primeiro lugar.

Relacionamento é quando o foco está em entender e orientar o cliente, nem sempre fechando a venda imediatamente, mas colocando o interesse do comprador em primeiro lugar.

Não olhe para o seu cliente como se ele fosse um cifrão. A forma como você se relaciona com as pessoas faz parte do seu Branding.

Criando experiências positivas você conquista um cliente fiel para sempre. Você não vende o que você quer que ele compre, mas o que ele precisa. E ele pode não comprar hoje, mas certamente vai voltar. Ou vai te recomendar. Ou ambos.

Uma vez eu entrei numa loja, uma perfumaria muito conhecida, e pedi à vendedora “eu gostaria do perfume tal”. Era para dar de presente. Ela trouxe e eu tentei pagar… mas não consegui porque ela ficou me oferecendo “você não quer levar mais isso? E aquilo? Não quer juntar isso aqui? Olha temos essa linha nova! Você não quer ver….”

Resultado: não levei nem o que entrei para comprar. Gastei todos os meus “não, obrigada” e acabei me irritando e saindo correndo de lá. Nunca mais entrei nessa loja.

Chato, né? Modelo antigo de se posicionar. Tem também aquela vendedora que diz que o vestido ficou lindo em você quando o espelho na sua frente diz o contrário… Essa prática não apenas não funciona mais como funciona ao contrário. O cliente se sente acuado, constrangido… e vai embora, ou até chega a comprar mas nunca volta.

Você é o vendedor aproveitador ou o vendedor consultor? Oriente seu cliente de forma verdadeira. Nem sempre ele fechará negócio na hora, mas certamente a construção de um relacionamento de confiança gerará frutos futuramente, direta ou indiretamente.

É preciso fazer o cliente se sentir bem. Acolhido, respeitado. Isso sim vai te fazer ter bons clientes para sempre. O seu relacionamento. O seu posicionamento, o seu Branding.

Marcia Fialho
Designer Estrategista de Marcas

Se precisar da minha ajuda, envie-me uma mensagem, vamos conversar.
Se quiser ler detalhes sobre minha consultoria, acesse esta página aqui no meu site.